SOBRE MARY KAY ASH ENCANTADORA. INSPIRADORA. UMA HISTÓRIA DE SUCESSO ÚNICA.
Ao longo dos anos, muitos líderes de sucesso têm surgido, mas nenhum tão singular quanto Mary Kay Ash, a fundadora da Mary Kay.
Seu sucesso deixou uma marca permanente nos negócios dos Estados Unidos e abriu as portas para que mulheres ao redor do mundo pudessem experimentar o êxito em seus próprios termos.
Ela provou, sem dúvidas, que Uma Mulher Pode.
Uma Companhia dos Sonhos
Quando Mary Kay se aposentou, depois de uma carreira de 25 anos de sucesso em vendas diretas, em meados de 1963, ela decidiu escrever um livro para ajudar as mulheres a enfrentarem um mundo de negócios completamente dominado pelos homens.
Ela estava cansada de ver homens jovens que ela havia treinado sendo promovidos antes dela.
Um dia, sentada à mesa da sua cozinha, Mary Kay fez duas listas:
uma contendo tudo de bom que as companhias para as quais ela havia trabalhado haviam feito; outra incluindo tudo o que ela avaliava que poderiam ter feito melhor.
Quando revisou essas listas, Mary Kay percebeu que tinha criado um plano de marketing para uma companhia dos sonhos – uma companhia que poderia dar às mulheres um potencial ilimitado de sucesso pessoal e profissional.
Então, com todas as suas economias, que totalizavam $ 5.000 dólares, e com a ajuda do seu filho Richard Rogers, na época com 20 anos de idade, Mary Kay deu início companhia dos sonhos em uma sexta-feira, 13 de setembro de 1963.
Princípios da Companhia
Mary Kay Ash adotou a Regra de Ouro como princípio básico, pois, para ela, a determinação do melhor caminho a ser seguido em qualquer tipo de situação – pessoal ou profissional – se tornaria simples tendo por base a seguinte sentença:
"Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você mesmo".
Mary Kay também acreditava que as prioridades da vida deveriam estar balanceadas, o que significaria para ela
"fé em primeiro lugar, família em segundo e carreira em terceiro".
Mary Kay sempre incentivou os membros de sua força de vendas independente a reconhecer as realizações dos outros e oferecer apoio a elas.
Constantemente, Mary Kay Ash encorajava tanto os colaboradores da companhia quanto suas Consultoras de Beleza Independentes a agirem como se cada pessoa que encontrassem tivesse uma placa ao redor do pescoço dizendo
"faça-me sentir
importante".
Até hoje, a Mary Kay permanece fiel aos princípios de Mary Kay Ash.
Conquistas de Mary Kay Ash
Inúmeros líderes de negócios, autores, políticos e acadêmicos têm reconhecido o brilhantismo e determinação de Mary Kay Ash.
Ela recebeu numerosas premiações de prestígio ao longo de sua vida e após sua morte em 22 de novembro de 2001.
Algumas de suas conquistas incluem:
A&E Television Networks apresentou Mary Kay em seu canal Biography;
Foi eleita dentre os 25 maiores líderes influentes no mundo corporativo dos últimos 25 anos pela PBS e Universidade Wharton em 2004;
Maior mulher empreendedora da história dos Estados Unidos, segundo a Universidade de Baylor em 2003;
Hall da Fama dos Negócios em Dallas, em reconhecimento às conquistas de sua vida, bem como por ter demonstrado um estilo de negócio inspirador, liderança comunitária, visão corporativa e serviço para a comunidade, como um modelo de negócio e cívico;
Prêmio de Serviço Comunitário na Conferência Nacional de Cuidados Médicos de Violência Doméstica passou, em 2002, a se chamar Prêmio Mary Kay Ash;
Título de "A Mulher de Maior Destaque na Área Empresarial no Século XX" concedido pela Lifetime Television em 1999;
Título de "Mulher do Século do Estado do Texas" em 1999 Pela Câmara de Comércio das Mulheres do Texas;
Eleita para fazer parte do Salão da Fama na Área Empresarial em 1996 pela Revista Fortune;
"Prêmio ao Pioneirismo" em 1995, concedido pela Associação Nacional de Mulheres Empresárias;
Título de "Líder Empresarial dos anos 90" concedido em 1990 pela Associação Nacional de Mulheres Empresárias;
Prêmio do "Círculo de Honra" em 1989 concedido pela Fundação Educacional para as Vendas Diretas;
Primeiro prêmio do "Salão da Fama Nacional de Vendas" concedido em 1989 pelos Executivos de Vendas e Marketing de Nova York;
Uma das 25 mulheres americanas mais influentes em 1985 pelo The World Almanac and Book of Facts;
Prêmio Horatio Alger "Cidadã Americana Extraordinária" em 1978.